CGH VILA NOVA

 
projeto.JPG
CGH VILA NOVA

A CGH Vila Nova está localizada no rio Via Nova distante 2,26 km de sua foz com o rio Iguaçu, sendo o rio Vila Nova afluente deste pela margem esquerda.

Insere-se na sub-bacia 65, Bacia 06 do rio Paraná, localizada inteiramente no município de Mangueirinha, no Estado do Paraná.

WhatsApp Image 2020-04-01 at 10.34.13.jp
SOBRE A CGH

A potência instalada sugerida para este aproveitamento modelado é de 1,20 MW, que possibilita uma geração média anual esperada de 0,60 MWmed ou 5.236 MWh/ano.

 
 
Eixo de Captação CGH Vila.jpg
CAPTAÇÃO DE ÁGUA

No ponto de captação d’água, foi prevista uma regularização na seção do córrego Vila Nova a ser construída em concreto com comprimento de 10m, e vão de 0,40m nas margens para a passagem da vazão ecológica.

Como este empreendimento não forma reservatório, a área alagada no NAM neste arranjo consolidado é nula.

 

Consequentemente, a faixa de preservação permanente (APP) também é nula. Concomitante, sem barragem, não há formação de volume represado, sendo considerada como uma usina a fio d’água, sem deplecionamento de reservatório, e sem volume útil.

 
Canal Adutor.png
CANAL ADUTOR

O canal adutor é previsto escavado em solo, em seção típica trapezoidal, com revestimento em PEAD. Possui dimensões hidráulicas de 2,0 m de base, 1,2 m de lâmina d’água, e taludes laterais 1V:1H. O comprimento total é 1.090 m

 
Camara de carga.jpg
CÂMARA DE CARGA

A câmara de carga será dotada de grade fina, evitando assim entrada de objetos estranhos para a câmara da turbina. A área de grade adotada é de 3,90 m² por unidade e redunda em uma velocidade máxima de fluxo de 0,60 m/s.

 
IMG_6401.JPG
CASA DE FORÇA

A casa de força, posicionada à margem esquerda do Córrego Vila Nova, foi dimensionada para abrigar duas unidades hidrogeradoras, do tipo Francis Simples.

Possui um conjunto gerador de 300 KW e outro de 900 KW, sendo a potência total instalada de 1,2 MW.